Tipos de financiamentos mais comuns no Brasil
Os financiamentos são perfeitos para pessoas que desejam realizar grandes sonhos, tais como: comprar a casa própria, ter um carro, fazer uma faculdade de ponta, abrir um negócio e muitos outros.
Sendo assim, para que você domine o assunto e saiba qual é a melhor solução para você, nós fizemos esse artigo exclusivo sobre os principais financiamentos do Brasil.
Então, se este é um assunto de seu interesse, vem com a gente nessa leitura!
O que são financiamentos?
Para começar, saiba que os financiamentos são produtos financeiros oferecidos pelos bancos, justamente para você realizar o seu sonho que possui um valor muito alto.
Mas, diferentemente do empréstimo pessoal, onde acontece uma análise de crédito para a liberação de uso livre, nos financiamentos você precisa apresentar o motivo da sua solicitação e também dar garantias que irá pagar, onde, a partir de então, são realizadas análises de crédito.
Quais são os riscos dos financiamentos?
Obviamente que, assim como qualquer outra ação financeira, os financiamentos também apresentam seus riscos.
Sendo assim, dentre eles, destacamos:
#1: Atraso no Pagamento das Parcelas
Assim como em qualquer outra ação financeira, nos financiamentos também corremos o risco de atrasar o pagamento de parcelas.
Mas, atrasar as parcelas do seu financiamento, pode trazer muitas desvantagens para a sua vida, tais como:
- Pagar juros decorrentes de atrasos;
- Aumento no valor dos juros e das cobranças;
- Redução no Score de crédito;
- Risco de ter nome sujo.
E muitos outros.
Então, para evitar ter dores de cabeça cm seu financiamento, só solicite se realmente tiver condição de bancar as parcelas, ok?
#2: Muitas burocracias e garantias
Para conseguir um financiamento não é tão simples quanto parece, pois, passamos por várias etapas e burocracias que vão além da análise de crédito e do Score.
Isso porque, pelo fato de os financiamentos serem um empréstimo num valor super alto, o banco precisará ter certeza e garantias sobre liberar tal produto financeiro.
#3: Possibilidade de perder o bem
Infelizmente, quando fazemos um empréstimo com valores muitos altos e não temos condições de pagar as parcelas combinadas, corremos o risco de perdê-lo.
Nestes casos, “perder o bem” significa que o banco o colocará em leilão, para que outras pessoas tenham a oportunidade de comprar e assim, consequentemente, você perde o contrato que estava no seu nome.
Tipos de financiamentos
Como vimos, os financiamentos são perfeitos para ajudar as pessoas a realizarem um sonho de compra que geralmente tem valores muito caros.
Então, para você saber quais são os tipos de financiamentos existentes, listamos os principais a seguir. Dessa forma, você pode escolher qual deles é o melhor para o seu sonho, acompanhe:
- Financiamento de veículo;
- Financiamento estudantil;
- Financiamento imobiliário;
- Leasing;
- Crowdfunding (Financiamento coletivo);
- SFH (Sistema Financeiro de Habitação);
- Carta de fiança;
- Autofinanciamento (Consórcio);
- Antecipação de recebíveis;
- Microcrédito;
- FINAME (Financiamento de Máquinas e Equipamentos).
Dicas de como se planejar para um financiamento
Então, agora que você sabe qual é a melhor alternativa para o seu negócio, que tal aprender a se planejar para ter financiamentos bem-sucedidos?
Siga os passos a seguir e veja a diferença nas suas finanças!
Planeje-se financeiramente para não se endividar
Claro que, antes de pensar em fazer um financiamento as suas contas pessoais precisam estar bem-organizadas para lidar com valores altíssimos.
Fazer isso evita que você fique endividado por causa de um produto de crédito e também impede que você fique com o nome sujo.
Então, antes de mais nada, coloque isso em prática.
Escolha com calma o bem que quer financiar
Não adianta nada manter as finanças em ordem, mas ainda assim, escolher bens que não fazem sentido financeiramente para você.
Tudo bem sonhar alto e querer um apartamento com mais cômodos ou com uma localização melhor, você só não pode colocar em risco seu financiamento e optar por um muito mais caro e com chances de deixar você endividado.
Organize os documentos que serão solicitados
Muitos são os documentos pedidos para fazer uma análise de aprovação, neste sentido, o quanto antes você separar tudo, melhor!
Sendo assim, a lista de documentos é a seguinte:
- RG;
- CPF;
- Comprovantes de renda e de residência;
- Certidão de nascimento ou casamento;
- Carteira de trabalho.
E muitos outros!
Eles podem variar com cada tipo de financiamento e com as regras de cada instituição, por isso, procure se informar antes de tomar qualquer atitude.