Gestão Financeira: tudo o que você precisa saber para aplicar na sua empresa

Ter conhecimento sobre gestão financeira, pode ajudar – e muito – com as finanças da empresa, bem como, auxiliar na busca de resultados para a organização.

Sendo assim, para que você compreenda todos os detalhes referentes a gestão financeira e ainda, tenha dicas exclusivas de aplicação, acompanhe-nos nessa leitura.

Afinal, por aqui, você vai conhecer de forma direta, o que é, para que serve, formas de aplicação e montagem de uma boa gestão e muito mais!

Então, confira todos os detalhes, a seguir!

O que é gestão financeira?

Partindo do início, saiba que a gestão financeira, é um conjunto de ações e processos que contribuem para que uma empresa controle, analise e planeje todas as suas atividades financeiras.

Além disso, ela fornece recursos, muito bem planejados, que auxiliam na conclusão das metas, focando no melhor desenvolvimento da empresa e assim, melhorar seus resultados.

Para que serve?

Como vimos, a gestão financeira auxilia nos gastos de uma empresa, mantendo-os equilibrados em relação aos seus ganhos, possibilitando que ela opere de forma lucrativa.

Então, sim, a gestão financeira pode ser um fator determinante para o futuro da sua empresa, já que, muitas organizações não conseguem se reerguer pela falta de uma boa gestão e assim, caindo na falência.

Como aplicar a gestão financeira: 4 pilares

Claro que, para evitar cenários desastrosos envolvendo os lucros da organização, é fundamental arquitetar os caminhos para que um negócio opere no azul, favorecendo sua saúde financeira e possibilitando o crescimento.

Sendo assim, para compreender as melhores formas de aplicação, bem como, saber como montar uma boa gestão financeira, veja mais detalhes sobre os 4 pilares principais no processo organizacional financeiro, a seguir:

#1: Planejar

É no planejamento que a empresa deve definir quais resultados pretendem alcançar, levando em consideração o cenário atual da organização.

Então, neste ponto, precisamos averiguar:

  • Como está a situação financeira;
  • Identificar oportunidades de investimento;
  • Possíveis otimizações de recursos;
  • Como os objetivos podem ser alcançados;
  • Traçar emergenciais.

Fazendo um planejamento completo sobre o cenário atual, é o primeiro passo para garantir uma boa saúde financeira.

#2: Controlar

Despois de planejado, é fundamental saber controlar a execução de todos os processos que envolvem as finanças da empresa.

Dessa forma, conseguimos palpar os resultados, desenvolver ações de correção de forma ágil e ainda, evitar erros graves ou ter retrabalhos.

Mas, não confunda este processo de gestão financeira com o controle de contas, ambos são termos diferentes e se referem a gastos diferentes.

Então, para não misturar as coisas, falaremos melhor sobre isso em outro post, ok?

#3: Analisar

A nossa próxima etapa de aplicação é a análise para garantir uma boa ação

Neste ponto, é fundamental fazer uma análise de dados para melhorar processos e também, realizar uma análise de resultados, buscando sempre por oportunidades para otimizar as entregas.

Sendo assim, esta é uma ação que complementa o planejamento e faz parte de um bom controle da gestão financeira.

#4: Investir

Por fim, temo nossa última etapa do processo de aplicação da gestão financeira: o investimento.

Sendo assim, o ato de investir, está relacionado a uma ação estratégica e leva em conta a compra de ativos, contratações, aquisições, entre outras operações que podem deixar ainda melhor e mais palpável, atingir os resultados.

Gestão financeira: dicas para ter mais eficiência

Depois de saber como e porque aplicar a gestão financeira no seu negócio, separamos a seguir, algumas dicas que podem ajudar na eficiência dos processos.

Afinal, para obter resultados práticos, é preciso ações assertivas, então, para melhorar os resultados, você deve:

  • Fazer um bom planejamento;
  • Saber controlar os custos e gastos;
  • Definir os melhores indicadores de desempenho – para acompanhar a evolução da empresa de perto;
  • Gerenciar o fluxo de caixa;
  • Estabelecer metas;
  • Use a tecnologia a seu favor.

Seguindo essas dicas, é possível atingir a máxima excelência com a gestão e assim, alcançar os resultados de forma mais rápida.

Coloque em prática e note a diferença!